expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

domingo, 10 de julho de 2011

"Ilha do Tesouro" - Acamp. Verão

Alaiii

Os lobitos seguiram a pista da mensagem... e descobriram o destino que os esperava...
A Ilha do Cavalo, que nesse fim-de-semana, passaria a ser conhecida como a "Ilha do tesouro", e o refugio para muitas e salpicadas aventuras!


A expedição começou na Base, hoje chamada de Estalagem Almirante Benbow, mas a aventura começou no autocarro... com a entrega da segunda mensagem...

Ao chegarem a Valada, digo ao "Porto de Bristol" os lobitos tinham à sua espera algumas tarefas e um desafio...
Primeiro, tiveram de se vestir para água e carregar as mochilas para o bote...

Depois tiveram a Arca do Capitão Flint para abrir... através de um jogo de memória, conheceram os objectos que estavam no interior da arca... e quem acertasse nos objectos e nas perguntas, poderia ganhar um cartão do objecto, que servia para ajudar a concretizar outros desafios durante o acampamento....

(fotos)

Depois de reunidos os objectos, e passado o tempo de espera... os lobitos fizeram-se ao mar à procura da "ilha do tesouro", uns de canoa e outros de bote, alias "embarcaram todos" no Hispaniola... e assim começou a grande e atribulada viagem...

(fotos)


Finalmente encontraram a ilha...

(fotos)

Montaram campo e preparam-se para explorar...
Descobriram que precisavam de água e que só podiam usar a caneca e a concha que encontraram na arca para a levarem para os garrafões...
mas a tarefa não foi fácil... o caminho muito tumultuoso... uns ao pé-cochinho, outros a tesoura ou às cavalitas... a água que chegava ao destino não era... de certo...muita...

(fotos)

Depois tiveram que comer...
Foram caçar uma cabra... mas tiveram que atravessar para outra ilha... onde avistaram tais animais... mas só podiam ir 2 de cada vez e só teria ajuda do arco quem acertou na flecha na arca... então em canoas... foram e voltaram tantas vezes quantas precisaram...

(fotos)

Com tanta viagem e esforço, os nossos lobitos foram direitinhos para a água, chapinhar no rio Tejo e brincar na água uns com os outros!

(fotos)

Depois de já bem lavados, foram preparar o Fogo de Conselho, afinal não estavam sozinhos na ilha... uns tais de Perdidos (Flotilha) também estavam lá a acampar... e então para confraternizar os dois grupos decidiram partilhar as suas historias, depois de jantar.
A alcateia foi dividida em 2 grupos, um preparou uma peça cómica sobre "Os Chefes" e o outro preparou uma peça sobre "Piratas"!

Jantaram todos juntos e depois foram para o Fogo de Conselho, e como é verão e os Perdidos perderam-se nas horas... foram para a cama bem mais tarde!

No Domingo de manhã acordaram bem dispostos e cheios de energia...

Mas... acordaram de manha... com uma má noticia!
O papagaio veio contar, que durante a noite tinham lançado um feitiço ao acampamento! e para o quebrar tinham de dar 2 voltas à ilha no Hispaniola!
Depois do pequeno almoço e de lavar a cara e os dentes, vestiram a roupa para molhar e lá foram livrar-se do feitiço...

(fotos)

O pior, é que o feitiço atrasou tudo, e o tesouro ficou para mais tarde... :(
Almoçaram e desmontaram campo, durante a tarde brincaram enquanto esperavam pelo Pe. Paulo que veio a campo Celebrar a Eucaristia...

(fotos)

Ajudaram a arrumar e a carregar tudo, e voltaram a "Inglaterra" (Valada), aí encontraram os pais, familiares e amigos que os esperavam com um pequeno banquete, digno de grandes aventureiros!

Este foi o Acampamento de Verão da alcateia 128 Santa Maria do Mar.
Boas Férias a todos!
Até breve!

quinta-feira, 7 de julho de 2011

1ª Mensagem... (Acamp Verão)



Piratas da Alcateia 128,

«O fidalgo, o Doutor e os outros cavalheiros
pediram-me que registasse, preto no branco,
todos os pormenores a respeito da Ilha do
Tesouro, tudo de cabo a rabo, omitindo, porém,
os elementos relativos à situação geográfica da
ilha, porque permanece lá, ainda uma parte
do tesouro que ficou por desenterrar…»

Para saberes o destino aqui vai em código:
OLAVAC OD AHLI

Esperem pela próxima mensagem!
Jim

terça-feira, 21 de junho de 2011

Encerramento das Actividades e Promessas



Aliiii...

Hoje foi o dia em que os "Azuis do 1100" deram por encerrado o ano escutista de 2010/2011.

Foi um dia cheio de actividades e algumas emoções...

Levados pelo tema da velada de armas, "Soltar Rumos", os chefes prepararam um jogo para todo o agrupamento!
Depois de hastear a bandeira, separam os elementos em equipas verticais (equipas compostas por elementos de cada uma das secções) que tiveram de escolher um nome e um grito.

O jogo decorreu no Parque das Nações, e cada equipa recebeu uma mensagem que levaria ao posto inicial do jogo. Entregaram ainda um questionário, com perguntas sobre escutismo, sobre o agrupamento, sobre o Parque das Nações, e sobre temas de cada uma das secções, para que todos pudessem participar e juntos responder e aprender coisas novas!
Alinhar à esquerda

(fotos dos postos)


Para o fim da tarde, formámos e ouvimos a leitura da ordem de serviço, onde foram entregues insígnias de noite de campo e de horas de mar. E tivemos uma noticia mais triste, o Chefe "Quimpé" que também foi Aquelá da alcateia, deu o seu percurso no escutismo como terminado. E deixou-nos a todos uma palavra amiga.




A alcateia antes da missa das promessas ainda teve tempo para um lanchinho...


A seguir foram as segundas promessas do ano, mais uma vez a alcateia participou da festa do agrupamento.


Mas desta vez as promessas terminaram de forma diferente...

Dois Marinheiros a Lula e o Lampreia receberam o nó de mérito pelo seu percurso como escuteiros.
Foram bons lobitos sempre da "melhor vontade", esforçaram-se na Flotilha e destacaram-se na Frota. São para os lobitos e para outros escuteiros exemplos a seguir... Muitos Parabéns aos dois!
Bravo-Bravissimo-Braavo!!


Apesar da notícia da partida do Chefe Quimpé, o Agrupamento, preparou-lhe uma surpresa, e no fim das promessas o Chefe de Agrupamento chamou-o para receber um "Louvor de Agrupamento"!


Por fim os que fizeram promessa deram o "mergulho da promessa" e todos fomos para o jantar partilhado com amigos e familiares.


"Soltar Rumos" - Velada de Armas

Este foi o segundo momento do ano, em que elementos do nosso agrupamento fizeram a sua promessa e investidura.
E mais uma vez, todos fomos chamados a partilhar a "nossa própria promessa", a reflectir sobre ela e a festejarmos por fazermos este caminho todos juntos.

Pela primeira vez (sem ser em campo)a velada foi feita ao ar livre e o tema da velada de armas, foi "Soltar Rumos", transformado numa grande viagem marítima como aquela que fazemos de lobitos atá companheiros...


A Alcateia, trouxe para a viagem os instrumentos de navegação:

A bússola, o quadrante, a balestilha e o GPS.

(Fotos)

Através dos instrumentos a Alcateia, reflectiu sobre as suas máximas, mostrando que o que aprendemos e reunimos antes da viagem ajuda-nos a preparar melhor o decorrer desta...

A Flotilha trouxe, os mapas das grandes viagens, os mantimentos (água e pão), os primeiros socorros, e a Lei de Escuta, lembrando sempre que "Quem vai ao mar, avia-se em terra"!
s regemo-nos por essa Lei que nos guia, que nos fortalece, que nos une e que nos faz ir mais além...
É na velada vivido o momento das perguntas, para onde vamos? qual o destino?

A Frota, que teve uma marinheira a fazer promessa, aparelhou o scout, e deu inicio à grande viagem, ao "soltar rumos", pegou em todos os ensinamentos (da alcateia e flotilha) e aventurou-se para enfrentar os grandes desafios, do mar, dos ventos e a possibilidade de juntos poderem enfrentá-los... seguindo o farol...

(Fotos)

A Comunidade, que foi a secção que viveu mais intensamente esta velada com muitos elementos a fazer promessa, procurou para si o porto de abrigo, guiados pelo farol chegaram a bom-porto. E agora outras questões se levantaram... até onde é que a viagem os levou... o que fazer a seguir...


Por fim todo o Agrupamento, foi convidado a deixar uma mensagem numa Garrafa,
com uma palavra pediu-se que se escrevesse "O que é para ti o escutismo".
Ja que estamos todos juntos e o tema foi o mar, pediu-se a cada elemento que gritasse bem alto o seu Totem quando deixasse a mensagem na garrafa...

Muito divertidos, ficamos todos a saber o nome de cada um... enquanto, um a um cada elemento do agrupamento depositou a sua mensagem e Gritou bem alto o seu Totem...

(Fotos)





segunda-feira, 6 de junho de 2011

"Olha ó Manjerico!" - Arraial dos Navegantes



"Os azuis" juntaram-se todos mais uma vez para o Arraial de Santos Populares do Parque das Nações... o famoso Arraial dos Navegantes!

E quando todos são chamados, a alcateia nunca falta...
Enquanto os escuteiros mais velhos, trataram das sardinhas, das bebidas e das mesas, nós tivemos uma tarefa bem mais Perfumada... com cheirinho a Manjerico!


A grande tarefa da alcateia, foi "convidar" as pessoas que nos visitaram a levar um manjerico para casa... e correu tão bem, que não ficou nenhum para perfumar a Base!


Uma "foca-leopardo" a tentar a sua sorte...


E aos poucos o arraial foi ficando mais verde...


domingo, 8 de maio de 2011

"Um dia na Corte" - São Jorge 2011

Viva a El' Rei!

Este ano as cortes das alcateias de Lisboa e outros mui nobres escuteiros, juntaram-se em Queluz para comemorar o Dia de São Jorge na Região de Lisboa.
O tema para a Iª Secção, foi "Um Dia na Corte do Séc XVIII", e cada núcleo tinha de representar uma corte completa... e a nossa alcateia foi como a muito honrada "Guarda Real" da Corte Moinhos de Vento!


Os nossos lobitos, começaram o dia bem cedinho na sede, onde os esperava o autocarro.
Desta vez fizeram a viagem na companhia da 3ª secção.
Para não perder o hábito fomos todos a cantar, com o nosso animador "Peixe-Palhaço" a puxar por nós nas canções! Boa Peixe-Palhaço!! Muito bem, muito bem... muiiiiiiittttoooooo bem!!



Depois de fazermos o Chek-in, fomos para o recinto onde decorreria a Eucaristia e o Encerramento do dia.

Estava tanto sol e calor, que os chefes besuntaram-nos com Protector Solar!!
A Eucaristia foi presidida pela Sua Eminência o Cardeal Patriarca D. José Policarpo, mas o Pe. Paulo também lá estava...
O almoço decorreu num jardim perto do Palácio Nacional de Queluz.
Depois, como numa máquina do tempo, transformámo-nos em Guarda Real!
E com as outras alcateias... fizemos o desfile das Cortes!
Da parte da tarde foram os jogos, aprendemos como se brincava na época, o que se comia, o que se vestia, como e onde viviam...
Durante a tarde cruzámo-nos com corsários, aristocratas, freiras, saltimbancos e bobos... uma verdadeira alegria!
E nós ainda tivemos tempo para praticar com as nossas espadas!! Touché!
O dia acabou no recinto, onde fomos conhecer os vencedores dos jogos e despedirmo-nos dos outros agrupamentos.
Antes de entrarmos para o autocarro para vir para a base, ainda formámos com as outras secções e Gritamos ao Chefe Rui Oliveira o "Uengle Uengle", para que ele saiba que nós não nos vamos esquecer dele!!