expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

terça-feira, 21 de junho de 2011

Encerramento das Actividades e Promessas



Aliiii...

Hoje foi o dia em que os "Azuis do 1100" deram por encerrado o ano escutista de 2010/2011.

Foi um dia cheio de actividades e algumas emoções...

Levados pelo tema da velada de armas, "Soltar Rumos", os chefes prepararam um jogo para todo o agrupamento!
Depois de hastear a bandeira, separam os elementos em equipas verticais (equipas compostas por elementos de cada uma das secções) que tiveram de escolher um nome e um grito.

O jogo decorreu no Parque das Nações, e cada equipa recebeu uma mensagem que levaria ao posto inicial do jogo. Entregaram ainda um questionário, com perguntas sobre escutismo, sobre o agrupamento, sobre o Parque das Nações, e sobre temas de cada uma das secções, para que todos pudessem participar e juntos responder e aprender coisas novas!
Alinhar à esquerda

(fotos dos postos)


Para o fim da tarde, formámos e ouvimos a leitura da ordem de serviço, onde foram entregues insígnias de noite de campo e de horas de mar. E tivemos uma noticia mais triste, o Chefe "Quimpé" que também foi Aquelá da alcateia, deu o seu percurso no escutismo como terminado. E deixou-nos a todos uma palavra amiga.




A alcateia antes da missa das promessas ainda teve tempo para um lanchinho...


A seguir foram as segundas promessas do ano, mais uma vez a alcateia participou da festa do agrupamento.


Mas desta vez as promessas terminaram de forma diferente...

Dois Marinheiros a Lula e o Lampreia receberam o nó de mérito pelo seu percurso como escuteiros.
Foram bons lobitos sempre da "melhor vontade", esforçaram-se na Flotilha e destacaram-se na Frota. São para os lobitos e para outros escuteiros exemplos a seguir... Muitos Parabéns aos dois!
Bravo-Bravissimo-Braavo!!


Apesar da notícia da partida do Chefe Quimpé, o Agrupamento, preparou-lhe uma surpresa, e no fim das promessas o Chefe de Agrupamento chamou-o para receber um "Louvor de Agrupamento"!


Por fim os que fizeram promessa deram o "mergulho da promessa" e todos fomos para o jantar partilhado com amigos e familiares.


"Soltar Rumos" - Velada de Armas

Este foi o segundo momento do ano, em que elementos do nosso agrupamento fizeram a sua promessa e investidura.
E mais uma vez, todos fomos chamados a partilhar a "nossa própria promessa", a reflectir sobre ela e a festejarmos por fazermos este caminho todos juntos.

Pela primeira vez (sem ser em campo)a velada foi feita ao ar livre e o tema da velada de armas, foi "Soltar Rumos", transformado numa grande viagem marítima como aquela que fazemos de lobitos atá companheiros...


A Alcateia, trouxe para a viagem os instrumentos de navegação:

A bússola, o quadrante, a balestilha e o GPS.

(Fotos)

Através dos instrumentos a Alcateia, reflectiu sobre as suas máximas, mostrando que o que aprendemos e reunimos antes da viagem ajuda-nos a preparar melhor o decorrer desta...

A Flotilha trouxe, os mapas das grandes viagens, os mantimentos (água e pão), os primeiros socorros, e a Lei de Escuta, lembrando sempre que "Quem vai ao mar, avia-se em terra"!
s regemo-nos por essa Lei que nos guia, que nos fortalece, que nos une e que nos faz ir mais além...
É na velada vivido o momento das perguntas, para onde vamos? qual o destino?

A Frota, que teve uma marinheira a fazer promessa, aparelhou o scout, e deu inicio à grande viagem, ao "soltar rumos", pegou em todos os ensinamentos (da alcateia e flotilha) e aventurou-se para enfrentar os grandes desafios, do mar, dos ventos e a possibilidade de juntos poderem enfrentá-los... seguindo o farol...

(Fotos)

A Comunidade, que foi a secção que viveu mais intensamente esta velada com muitos elementos a fazer promessa, procurou para si o porto de abrigo, guiados pelo farol chegaram a bom-porto. E agora outras questões se levantaram... até onde é que a viagem os levou... o que fazer a seguir...


Por fim todo o Agrupamento, foi convidado a deixar uma mensagem numa Garrafa,
com uma palavra pediu-se que se escrevesse "O que é para ti o escutismo".
Ja que estamos todos juntos e o tema foi o mar, pediu-se a cada elemento que gritasse bem alto o seu Totem quando deixasse a mensagem na garrafa...

Muito divertidos, ficamos todos a saber o nome de cada um... enquanto, um a um cada elemento do agrupamento depositou a sua mensagem e Gritou bem alto o seu Totem...

(Fotos)





segunda-feira, 6 de junho de 2011

"Olha ó Manjerico!" - Arraial dos Navegantes



"Os azuis" juntaram-se todos mais uma vez para o Arraial de Santos Populares do Parque das Nações... o famoso Arraial dos Navegantes!

E quando todos são chamados, a alcateia nunca falta...
Enquanto os escuteiros mais velhos, trataram das sardinhas, das bebidas e das mesas, nós tivemos uma tarefa bem mais Perfumada... com cheirinho a Manjerico!


A grande tarefa da alcateia, foi "convidar" as pessoas que nos visitaram a levar um manjerico para casa... e correu tão bem, que não ficou nenhum para perfumar a Base!


Uma "foca-leopardo" a tentar a sua sorte...


E aos poucos o arraial foi ficando mais verde...