Hoje um sonho concretizou-se!
A Comunidade do Parque das Nações está em festa e como tal os lobitos também estão, pois a tão esperada Igreja Nossa Senhora dos Navegantes teve hoje a sua dedicação.
O Bispo Patriarca D. Manuel Clemente, veio entregar e dedicar a Igreja, numa cerimónia muito bonita e solene, onde todos os azuis do 1100 estiveram orgulhosos de pertencer a esta comunidade, que viu hoje o seu templo pronto para os acolher.
A alcateia apresentou-se muito aprumada e alegre como devem os lobitos comportar-se.
e que bem que eles se comportaram durante toda a cerimónia que demorou mais de 2 horas...
Muito curiosos, os lobitos fizerem várias perguntas sobre cada um dos ritos da dedicação, e com a ajuda dos chefes foram percebendo o que se estava a passar... afinal é um momento raro na vida cristã, assistir e pertencer à comunidade onde é dedicada uma nova igreja. E os nossos lobitos tiveram essa oportunidade!
Deixamo-vos uma amostra de como os nossos lobitos, acompanharam a dedicação:
Lobitos: Porque é que estamos cá fora e não entramos?!
Chefes: A cerimónia começa do lado de fora da igreja, o Construtor entrega as Chaves da Igreja ao Bispo (D. Manuel Clemente) que por sua vez, a entrega ao Pe. Paulo, que recebe toda a comunidade. É tipo uma "passagem de testemunho"!
Já dentro da igreja, sentados no anel superior direito assitiram com muita atenção e curiosidade à celebração.
Inauguração do Lugar da Proclamação da Palavra
Lobitos: Porque é que levaram o livro ao Bispo!?
Chefes: Porque se vai inaugurar o lugar da proclamação da palavra, agora o Patriarca, vai apresentá-lo à comunidade, depois os leitores vão leva-lo para o ambão, para poderem ler pela primeira vez, as leituras, o salmo e depois o Evangelho.
Oração da Dedicação e Unções
Ladainha dos Santos
Lobitos: Porque é que dizemos tantos santos?
Chefes: Chama-se Ladainha dos Santos, e hoje estamos a pedir a todos eles que nos protejam e peçam por nós a Deus e iluminem nos nossos caminhos, assim como pedimos para que protejam a nova igreja.
Lobitos: O que é aquilo que o menino acólito tem na mão?!
Chefes: Tem a Mitra, que é a cobertura de cabeça dos bispos, cardeais e do papa.
Deposição das relíquias
Lobitos: O que é que é aquilo que estão a por debaixo do altar?!
Chefes: São as relíquias de Santos. Da Santa Maria Goretti e da Beata Alexandria Maria da Costa, que estiveram ontem para veneração no espaço antigo da igreja. Que passam a estar no relicário.
Lobitos: O que é que são relíquias e essa outra, reli-qualquer coisa?!
Chefes: O relicário é o nome dado ao lugar onde se guardam as relíquias, que são objectos pessoais ou parte do corpo de um santo, neste caso de uma santa e de uma beata. É um pedacinho delas ou da sua história.
Unção do Altar e das Paredes da Igreja
Lobitos: Porque é que estão a por Óleo no altar?!
Chefes: É a Unção do altar, o Bispo pega nos óleos sagrados, do tipo de óleos que se usa no Crisma, e derrama-se no centro e nos quatro cantos, serve para consagrar o altar.
Também vão ungir as paredes da igreja, fazendo-o nas cruzes.
Lobitos: E agora, o que é que é que a menina acólita tem na mão?!
Chefes: É a casula, do Senhor Bispo, a casula é uma veste litúrgica, quer dizer que é um dos paramentos, vestes dos padres durante a Eucaristia. Tirou a casula para vestir o gremial, que é um avental de linho para não se sujar com os óleos.
Incensação do altar e da Igreja
Lobitos: Cheira a torradas! Porque é estão a queimar coisas no altar?!
Chefes: É um braseiro, onde vai ser queimado o incenso, que serve para purificar o altar. Se repararem agora, estão a por as brasas e o incenso no turíbulo, que é uma espécie de incensário, porque irão dar a volta à igreja, para que se incense as paredes e as pessoas também.
Iluninação do altar e da Igreja
Lobitos: Porque é que estão a por as toalhas no altar agora?!
Chefes: Porque o altar ainda, não tinha sido consagrado, só quando terminarem todos os ritos é que poderemos consagrar os dons (Pão e o vinho) para a comunhão, por isso é que só agora é que se põe os panos, além disso não faria sentido, por o óleo e o incenso nos panos!
Lobitos: Porque é que puseram 6 velas no altar? Vamos ter sempre aquelas velas todas?!
Chefes: É o rito da iluminação do altar e da Igreja, quer dizer que vamos celebrar a alegria e a luz de Cristo. Viram que além das velas puseram as flores junto ao altar, e agora o D. Clemente vai acender a vela que irá acender todas as outras. Nas missas serão usadas as velas que forem necessárias, não serão com certeza todas.
Preparação do Altar e apresentação dos Dons
Chefes: Muitas, as suficientes para as pessoas comungarem! Não temos a certeza mas devem pertencer aos sacerdotes que vieram, provavelmente é também as que vão estar disponíveis na nossa paroquia. É uma boa pergunta para fazermos depois ao Pe. Paulo!
Inauguração da Capela do Santíssimo Sacramento
Lobitos: Porque é que os padres estão a ir todos lá para trás, já acabou a missa?!
Chefes: Não, ainda não acabou, como já deveriam saber, o que se passa é que estão a fazer a procissão para irem inaugurar a Capela, onde será colocado o Santíssimo e acesa a lamparina que arderá continuamente.
Para a equipa pedagógica foi importante que todos os lobitos, pudessem acompanhar e compreender cada momento desta grande festa, por isso fizemos questão de responder a todas as suas dúvidas, mesmo que tenham sido durante a Eucaristia.
É nosso desejo, que guardem com todo o carinho esta recordação, a primeira celebração na nossa igreja.
e que seja a primeira de muitas, vividas em alcateia, em agrupamento, em comunidade.
Sem comentários:
Enviar um comentário